Com 10 anos de experiência em pesquisa e ensino, percebi que temos muitas ideias, algumas até ótimas, mas não sabemos “traduzi-las” para artigos e projetos de pesquisa. Como “encaixar” nossas ideias no modelo científico? Como definir, entre tantas ideias, o que seria o objetivo?; ou a justificativa?; ou ainda, como irei resolver este problema de pesquisa?; O que ler?; e como procurar o que devo ler?

Assim, criei e organizei a consultoria acadêmica para auxiliar quem precisa na compreensão de como fazer um trabalho acadêmico, ajudando com a organização do tempo, a partir da data-limite, e definindo metas possíveis para a conclusão do mesmo.

O que é a consultoria acadêmica?

A consultoria acadêmica consiste em encontros de orientação metodológica personalizada. Após ouvir as ideias e intenções dos clientes, apresento ações objetivas para o desenvolvimento e viabilização do projeto acadêmico pretendido. Assim, a consultoria contribui para a solução dos problemas, de maneira individualizada.

A consultoria acadêmica é um serviço destinado a estudantes/pesquisadores que têm como objetivo se preparar para as seleções de pós-graduação no Brasil e/ou submeterem artigos científicos ou projetos de pesquisa para bolsas de fomento. Para isso, apresento meu modelo de consultoria, atendendo às necessidades de cada um.


Para quem é?

A consultoria consiste em auxiliar estudantes e/ou pesquisadores que:

  • pretendem ingressar em uma pós-graduação, mas não possuem prática na concepção e escrita de projetos de pesquisa;
  • se sentem perdidos na organização das ideias;
  • encontram dificuldades nas técnicas de pesquisa e/ou na escrita acadêmica.

A consultoria envolve uma série de encontros, com duração de 1 hora. A quantidade de encontros depende do andamento do processo e da necessidade de cada um. Independente dos objetivos e dos problemas identificados, a consultoria inicia-se com um mapeamento da situação presente. É nesse mapeamento que vamos identificando as ideias, as intenções, as inseguranças e as possibilidades de mudanças.

Em seguida, temos um ou mais encontros de orientação, nos quais apresento um “mapa” com possíveis soluções e organização das ideias apresentadas no primeiro encontro.

É importante esclarecer que cada sessão de orientação será organizada individualmente, a partir da demanda do cliente. Assim, a consultoria será realizada de acordo com as dificuldades apresentadas por cada um. Além disso, a consultoria poderá* contar com uma ou mais revisões de texto.

Os encontros acontecerão de maneira remota, através de vídeo-chamadas. O valor cobrado pela consultoria varia, dependendo do cenário e da necessidade. Todos os clientes têm acesso ao grupo de WhatsApp para tirar dúvidas, compartilhar ideias, além de compartilhamento de bibliografia para aprofundamento.

*As revisões de texto dependerão da quantidade de encontros contratados.


Depoimentos de quem já passou pela consultoria

Alessandra Arão, Mestra – Universidade Federal de São João Del-Rei

Thaís me ajudou muito quando eu estava me preparando para a prova de Mestrado em Performance Musical. Eu recomendo a consultoria dela a todos que estejam com dificuldades na elaboração do projeto e que queiram saber mais sobre como funcionam as etapas do processo de seleção, para se sentirem mais confiantes e obterem um bom resultado em todas as etapas. Ela é uma pessoa muito atenciosa e uma excelente profissional!


Monalisa Toledo, mestranda – Universidade Federal de São João Del-Rei

Além de aprender, a cada dia, como pensar e construir os pensamentos para um bom desenvolvimento de um trabalho, ganhei a minha aprovação no Mestrado na Universidade Federal no ano de 2021. Era o meu sonho e ela me ajudou nisso! Obrigada, Thaís, por compartilhar conosco sua experiência e os seus saberes!


Ariana Pedrosa, Doutora – Université de Montréal

A minha experiência com a consultoria foi maravilhosa. Acredito que a Consultoria Acadêmica preencheu certas lacunas da minha formação acadêmica.


Dúvidas:

Ficou com alguma dúvida? Não tem certeza se a consultoria acadêmica é para você? Tem outros pontos que gostaria de esclarecer? Vamos conversar! 😉