Português

Projeto de Pesquisa 1

Expressividade Musical: A relação entre o fraseado e o movimento físico

2014 – Atual

Este projeto de pesquisa propõe-se a refletir sobre a expressividade musical, a partir de uma análise da relação entre os movimentos físicos e a organização das ideias musicais realizadas pelos músicos.

Compreendemos que, mesmo sem produzir som, os gestos físicos fazem parte da performance. Além disso, alguns movimentos podem estar intimamente conectados com as intenções expressivas dos músicos. Sendo assim, consideramos que gestos fazem parte da comunicação musical. A área da psicolinguística demonstra que a ação de comunicar envolve o discurso e os gestos físicos realizados pelos falantes, durante uma conversa,  e alerta que ignorar o movimento, durante o diálogo, é ignorar uma parte da comunicação humana, uma vez que os movimentos das mãos estão relacionados com o discurso falado e, assim, comunicam a intenção expressiva do falante.

Marcadores no corpo do flautista e no instrumento. Trajetória da flauta no espaço. Figura da Tese de Doutorado 2017.

Este projeto de pesquisa teve início em 2014 (Doutorado) com um estudo que envolvia flautistas profissionais, dos quais analisamos som e movimento. Atualmente, no estágio de Pós-doutorado, expandimos o estudo para diferentes instrumentos e níveis de expertise.

Os resultados indicam que gestos (movimentos auxiliares) são ações deliberadas e apontam para a complexa relação entre os movimentos dos músicos e a manipulação sonora, expressando as intenções musicais dos mesmos.

Captura de movimento (mocap) de pianista, 2019.
Musical Communication: the relationship between ancillary
gestures and musical phrase organization