AUTHORS: Thaís Fernandes Santos; Cristina Capparelli Gerling

ABSTRACT: The present paper aims to discuss pertinent analytical aspects of musical performance from the standpoint of movement and psycholinguistics. Researchers dealing with the study of human communication affirm that ignoring the physical gestures associated directly and/or indirectly with verbal utterances amounts to ignoring a significant part of the discourse. Recent studies also establish direct links between gestures, hand movements and speech thus demonstrating that physical motions carry on the intentionality of expression. Given that, this paper re-examines studies reporting on the analyses of sound manipulation and physical motion through interdisciplinary lenses seeking to add new dimensions to our future investigations.

RESUMO: Esta comunicação tem como objetivo discutir a análise da performance musical, tomando como referência estudos na área de psicolinguística. Para esta área do conhecimento, que busca estudar a comunicação humana, os gestos físicos fazem parte do processo de expressão das ideias do falante e não considerar estes movimentos significaria ignorar parte significativa da comunicação humana. Sendo assim, iremos abordar trabalhos que analisam a performance pelo vies da investigação da manipulação sonora e gestual com o intuito de compreender o discurso musical.

PUBLICATION TYPE: Conference Paper –  XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s