English

Português

Tacet é um documentário sobre mulheres musicistas. Sara, Catarina e Catherine contam, através de suas experiências, como é ser mulher na música erudita no Brasil.

O documentário tem um olhar especial para as mulheres compositoras, já que os estudos vêm nos mostrando a exclusão de compositoras em orquestras e escolas de música apontando para o silenciamento da figura feminina no meio acadêmico e musical. Assim, o conhecimento é construído a partir de um único ponto de vista enfatizando a não comunicação das diferentes experiências artísticas da figura feminina como parte da construção do pensamento e da arte.

O filme, Tacet, faz parte do projeto de pesquisa “A (in)visibilidade das mulheres na música erudita no Brasil” que busca investigar a representação das mulheres na música erudita brasileira, a partir de conceitos do feminismo e da política. Para tanto, contabilizamos o número de mulheres em diferentes meios musicais como, por exemplo, como os meios de comunicação divulgam e descrevem o trabalho realizado por mulheres. Buscamos ainda estudar mulheres que atuam em posições de destaque (compositoras, maestrinas, solistas, chefes de naipe, etc) na música e, na pesquisa científica em música.

Trailer TACET

As mulheres são invisíveis na música. As orquestras brasileiras não tocam obras de compositoras (veja dados na página do projeto). Comecei o trabalho de pesquisa com o objetivo de coletar e analisar quantitativamente os dados, mas, agora, chegou o momento de humanizar estas mulheres. Dar voz a elas, suas histórias, seus estudos, suas dificuldades, suas vivências.

Sara Fraga, estudante do último período de graduação do curso de composição da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Catherine Carignan, fagotista e chefe de naipe da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Catarina Domenici, pianista, compositora, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s