Começo com uma pergunta: Por que trazer a ciência para um blog? E acrescento outras: Por que discutir trabalhos científicos fora da universidade? Por que resenhar textos acadêmicos?

Minha motivação vem de uma vontade/necessidade de falar sobre pesquisas científicas e principalmente discutir sobre elas, para assim, compreendê-las. Estamos aguardando ansiosos por evidências e resultados científicos relacionados à Covid-19 e de que maneira nossas vidas serão impactadas por eles.  Estamos vivendo um momento de expectativa na ciência de esperança por achados promissores. Mas, como funciona a ciência? Com interpretar um texto científico? Em quais trabalhos “acreditar”?

Sou uma pesquisadora que estuda a expressividade musical, e para me aproximar deste conceito tão abstrato busco compreender experiências concretas como, por exemplo, parâmetros do som e os movimentos físicos realizados pelos músicos. Investigo, também, a (in)visibilidade das mulheres musicistas na música brasileira. Conhecendo a ciência na qual estou inserida, me proponho a escrever sobre pesquisas nestas áreas do conhecimento (e, me arriscar em outras temáticas) buscando discutir e interpretar o que pesquisadores vem estudando atualmente.

A partir do meu olhar e da minha voz divulgarei textos acadêmicos neste espaço, que estará aberto para discussões e novos olhares em busca de conhecimento e informação. Este blog se destina a todos que queiram estudar a ciência. Basta, ter interesse pela vida e boa vontade para a investigação.

Resenhas como meio de divulgação científica. Blog como espaço livre para discussões sem julgamentos prévios. Textos como páginas de informações sobre a vida.


Newsletter

Se inscreva e receba conteúdos exclusivos sobre música e pesquisa científica, em primeira mão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s