Mês passado abri uma caixinha de pergunta no Instagram e recebi a seguinte dúvida: “Como formular uma pergunta de pesquisa clara?” Fiquei pensando em estratégias de se construir questões de pesquisa e na condução do processo de questionamento. É isso que compartilho agora com vocês! 🤗

1) Antes de tudo, a pergunta de pesquisa deve ser uma dúvida verdadeira! Ou seja, algo que você realmente desconheça ou tenha questões sobre o funcionamento, resultados, etc.

Toda pergunta expressa uma dúvida, mas vejo muitas pessoas, que ao serem questionadas sobre sua pergunta de pesquisa, respondem com uma afirmação como, por exemplo, “Eu vou mostrar que …” e nesta afirmação não há dúvidas, somente certezas.

Assim, a pergunta de pesquisa deve ser algo que você não sabe, mas está disposto a conhecer. Na frase “Eu vou mostrar que…” o autor tem certeza do que diz e, inclusive, promete mostrar. Não há dúvida para o autor! Existe um ponto final!

Pense em suas dúvidas com ponto de interrogação!

2) A pergunta de pesquisa precisa ser clara e sem dificuldades técnicas. Construa sua pergunta de uma maneira simples, sem palavras difíceis, e sem acrescentar diferentes etapas da pesquisa nela. Simplifique suas ideias até chegar a uma pergunta simples, que seja clara e genuína para você.

3) Por fim, a pergunta de pesquisa deve ser realista! Considere suas condições de pesquisa, quanto tempo você tem, quanto dinheiro tem disponível, se tem equipe ou não, e defina qual pergunta é passível de ser respondida, a partir da sua realidade.

@thaisfrs24

Uma boa pergunta de pesquisa conduz à investigação por um processo estruturado, em direção a uma conclusão lógica. Em outras palavras, a pergunta de pesquisa te auxilia a construir uma metodologia robusta, pois ela resume seu tema e o problema que você ainda não compreende. Assim, ela te mostra se você deve realizar um estudo teórico, um experimento, etc…

Formular uma pergunta de pesquisa clara é um exercício! Praticar é a palavra da vez!

Dica Extra: Escreva sua pergunta de pesquisa em um papel e cole próximo ao seu local de trabalho, assim você poderá vê-la sempre que estiver trabalhando na sua investigação, sendo uma boa maneira de se deixar conduzir por ela 😉

Como está o seu processo acadêmico? Quer saber mais sobre como formular perguntas de pesquisa ou outra etapa do processo investigativo? Conte para mim nos comentário!

Um comentário em “Pergunta de Pesquisa – Como formular uma?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s