Hoje falaremos daquele texto (muitas vezes de apenas um parágrafo), no início de um trabalho acadêmico, e a ideia é te ajudar com este gênero textual tão conhecido no mundo acadêmico.

O resumo é um pequeno texto que descreve um trabalho maior. Porém, não se iluda que, devido ao tamanho, ele tenha menos “importância” que outros gêneros textuais. Muito pelo contrário, é o resumo que permite aos leitores interessados decidirem se irão ou não ler o seu trabalho na íntegra. Então corre aqui que vou te ajudar a criar a estrutura dos seus resumos.

É importante que o seu resumo tenha:

  • A sua grande ideia (aqui é sua oportunidade de “fisgar” o seu leitor);
  • Sua metodologia (o passo a passo de como você conduziu o seu trabalho);
  • Seus resultados;
  • E sua conclusão (apresente sugestões sobre as implicações e/ou aplicações da sua pesquisa).

Agora algumas dicas sobre resumo:

Embora seja o primeiro a aparecer, o resumo deve ser o último a ser escrito! O que faz sentido, já que ele irá sintetizar todo o trabalho, incluindo o processo, os resultados e a conclusão 🤷🏻‍♀️.

O resumo é um exercício de síntese! Escrever o resumo não é uma tarefa simples ou fácil, pois exige que as informações (veja a lista acima) sejam condensadas em poucas frases.

Lembre-se que muitos bancos de dados online utilizam os resumos para indexar os trabalhos científicos. Assim, preste atenção às palavras-chave e frases que facilitam a pesquisa.

O resumo é um gênero textual original, ou seja, não vale fazer um “copia e cola” de uma parte do texto.

O estilo do resumo varia de acordo com a área de conhecimento e com o tipo do trabalho. Então, leia os resumos da sua área e, principalmente, leia os resumos similares ao trabalho que você está submetendo. Se estiver submetendo um artigo para um periódico, leia os resumos deste periódico, se estiver submetendo sua dissertação ou tese, leia os resumos dos seus colegas do Programa de Pós-Graduação. Faça um passeio estético, observe se existe semelhança na estrutura, em qual pessoa (1º ou 3º pessoa? Singular ou Plural?) se escreve, tome nota dos jargões utilizados… analise e entenda a peça que você deverá produzir.

😬😬😬

Mais Referências:

Deixo aqui algumas referências para quem quer se aprofundar um pouco mais neste gênero textual 😉


Para saber mais sobre resumo ou outro tema acadêmico, me siga no Instagram e aqui no blog. Todo mês um post novo sobre alguma dúvida acadêmica 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s